quinta-feira, 10 de novembro de 2011

vIAJANDO por JOÃO PESSOA



Este é um lugar de blog. Este é um lugar de falar de viagens.Viagens retratadas de uma forma ou de outra; retratada na mente e na lente de uma mente mecânica.Este é o primeiro dia deste blog e vou começar falando ou tentando falar do que eu vi, sem nenhuma outra interferência do que foi visto. Eu fui a João Pessoa curtir o niver da Sofia Pombo.E enquanto aguardava o dia da festa que seria a noite, fui dar uma volta na cidade; meu interesse era especificamente no espaço Cultural Museu Casa do Artesanato da Paraíba. Artistas ou artesões? Não faz muita diferença aos meus olhos, que gostaram de tudo que esta exposto na casa. São artistas?artesões de todas as cidades paraibanas, desde o litoral ao sertão.
O espaço é um projeto da arquitecta pernambucana Janete Costa ( falecida) e a expografia idem. Uma construção provavelmente dos anos 40 ou 50 do secXX.
E tem uma coisa que deveras me intriga nos espaços museológicos brasileiros, em vários que eu ja visitei: a falta do museolog@ de formação académica..; neste espaço a direcção esta com uma historiadora. A casa esta bastante sofrível com muitas paredes descascando a pintura e precisando de restauro/ conservação. Situado na praça da Independência, centro da cidade, ao lado da casa em que morou João Pessoa ( que no momento esta sendo restaurada para ser o Museu do período Republica, da Paraiba).....
Viajar e visitar espaços culturais, eis uma delicia de opção....

Nenhum comentário:

Postar um comentário